Skip to main content
Gmail vs Outlook: Qual é o melhor serviço de email gratuito

Gmail vs Outlook: Qual é o melhor serviço de email gratuito

Saber escolher qual o melhor serviço de email para você e sua pequena empresa pode ser um grande desafio especialmente quando se trata de Gmail ou Outlook.

Mas uma coisa é certa, se as suas mensagens de email são vitais para o seu negócio, ter um serviço de email que seja eficiente e seguro pode ajudar todos os setores do seu negócio.

Todos precisam de um serviço de email confiável e que ofereça os recursos necessários à sua organização.

Quanto ao Gmail e Outlook para sua empresa o melhor é seguir adiante e dar uma olhada aqui nos 6 melhores serviços de email seguro, confiáveis e criptografados para enviar e receber mensagens.

Gmail vs Outlook.

Diferente disto, para muitos indivíduos e proprietários de pequenas empresas, a decisão sobre qual serviço de email usar depende da escolha entre dois dos serviços de email mais populares na Web.

Qual é o melhor serviço de email entre Gmail vs Outlook
Qual é o melhor provedor de serviço de email gratuito entre Gmail e Outlook?

Esses serviços são o Gmail do Google, e o Outlook live da Microsoft. (É o antigo Webmail do Hotmail.com e por uma questão de conveniência, nos referiremos agora como Outlook.com da Microsoft ou simplesmente Outlook.)

Só mais um detalhe, lembre-se de que existem outros provedores de email para você escolher tanto gratuitos quanto pagos.

Além disso, considere que depois de escolher um provedor de serviços de email, é importante dominar o uso e a abordagem do email.

Agora, vamos começar.

Hoje, analisamos de perto o Gmail e o Outlook – comparando os recursos desses dois provedores de serviços de email populares.

Também listamos várias vantagens e desvantagens de cada sistema de email para ajudá-lo a ponderar qual é o melhor para atividades pessoais e comerciais.

Comparação Gmail x Outlook.

Analisaremos cada provedor de email com mais detalhes nas seções a seguir, para que você possa entender qual o melhor provedor de serviços de email para suas necessidades.

O Gmail e o Outlook oferecem as versões gratuita e premium. As versões premium de email têm mais recursos.

Para essa comparação, este artigo é baseado nas versões gratuitas desses populares provedores de email.

Gmail.com ou Outlook.live.com

Aqui está uma tabela de referência comparando alguns dos recursos mais importantes do email do Gmail e do email do Outlook:

Gmail do GoogleMicrosoft Outlook.com
Armazenamento15 GB. O limite de armazenamento é compartilhado entre o Google Drive, o Gmail e o Google Fotos. Se você atingiu seu limite, pode comprar armazenamento extra. Sua Conta do Google também possui armazenamento no Google Drive baseado em nuvem.Embora o limite real não seja claro, parece que você começa com 5 GB de armazenamento e esse valor aumenta com o tempo. Sua conta da Microsoft também possui armazenamento no OneDrive baseado em nuvem.
Recursos de pesquisaPesquise qualquer combinação dos seguintes elementos usando a pesquisa avançada:

  • Rótulo, guia ou categoria
  • A partir de
  • Para
  • Sujeito
  • Palavras-chave
  • Texto de corpo
  • Anexo
  • Bate-papo
  • Tamanho da mensagem
  • Encontro
O Outlook.com tem uma pesquisa mais simples. A opção de pesquisa por correio ou pessoas permite pesquisar qualquer combinação de:

  • Todas as pastas, caixa de entrada ou rascunhos
  • A partir de
  • As opções de data incluem Tudo, Esta semana, Última semana, Este mês, Intervalo

Ou você pode pesquisar sua lista de contatos. Há uma pesquisa separada para o Skype também.

SegurançaInclui verificação em duas etapas e detecção de spam. Você pode ativar um ícone de verificação para emails de remetentes verificados pelo Google Labs.Inclui verificação em duas etapas. Usa ícones de remetente confiáveis ​​para emails de remetentes confiáveis. As mensagens de spam suspeitas aparecem com barras de segurança coloridas em vermelho ou amarelo na parte superior da mensagem.
Organização da caixa de entradaA organização padrão do Gmail é baseada em etiquetas e em até cinco guias. Atribua cores aos rótulos e use estrelas e outros símbolos para sinalizar mensagens importantes. Além disso, você pode converter sua caixa de entrada em uma caixa de entrada clássica ou em uma caixa de entrada prioritária.A organização padrão do Outlook é baseada em categorias, pastas e subpastas. Sinalize mensagens importantes ou fixe-as na parte superior da pasta.
Mensagem instantâneaO Gmail usa a função Bate-papo para mensagens instantâneas. Você pode encontrar o ícone Bate-papo na parte inferior da caixa de entrada do Gmail, à esquerda.O Outlook usa o Skype para mensagens instantâneas. Você pode encontrar o ícone do Skype no canto superior direito da sua caixa de entrada.
Gerenciamento de contatosImporte contatos de vários outros provedores de email, incluindo:

  • Yahoo
  • Outlook.com
  • AOL

Importe um arquivo CSV ou vCard.

Importe contatos da sua conta de mídia social do Google+.

Importe contatos de outras fontes, incluindo:

  • Gmail
  • Outlook 2010, 2013 ou 2016
  • Yahoo! Enviar
  • Windows Live Mail
AnúnciosOs anúncios são exibidos como emails na parte superior da guia da caixa de entrada. A palavra “Anúncio” aparece em uma caixa amarela à esquerda da linha de assunto.O Outlook.com usa anúncios gráficos que aparecem à direita da sua caixa de entrada. Eles ocupam bastante espaço na tela.
ExtrasIncorpora tarefas, temas personalizáveis, Google Lab.Incorpora calendário, tarefas, temas personalizáveis.
Ferramentas RelacionadasPacote de escritório do Google Drive, incluindo:

  • Documentos
  • Folhas
  • Slides
  • Fotos
  • Formulários
  • Desenhos
  • Calendário
A Microsoft oferece uma versão virtual do pacote de escritório da Microsoft, incluindo:

  • Palavra
  • Excel
  • Power Point
  • Uma nota
  • Sway
  • Docs.com.

Agora que você viu uma comparação lado a lado dos dois serviços, vamos dar uma olhada em cada serviço de email.

1. Google Gmail (Revisão do serviço gratuito de email).

Um produto do Google, o Gmail é um dos serviços de email gratuitos mais populares. Possui muitos recursos e muitos usuários em todo o mundo.

Para obter um conjunto abrangente de tutoriais para ajudá-lo a aprender a usar o Gmail, entre em nossa série de várias partes.

Saiba como usar o Gmail (Guia para Iniciantes).

Veja a seguir algumas das vantagens e desvantagens do Gmail:

Gmail é o melhor serviço de email gratuito da Internet
O Gmail do Google é um dos melhores serviços gratuitos de email disponíveis.

Além de sua popularidade, o serviço de email gratuito do Gmail oferece muitas vantagens para o pequeno empresário.

5 principais vantagens do Gmail.

Aqui estão alguns recursos úteis que o Gmail possui:

  1. Facilidade de uso – embora o Gmail tenha muitos recursos, você não precisa entender todos eles para fazer bom uso dele. Além disso, existem muitos tutoriais ótimos  do Gmail para ajudar você a começar, como o nosso tutorial para iniciantes do Gmail.
  2. Produtividade – o Gmail possui vários recursos para melhorar sua produtividade. Uma dessas ferramentas é o utilitário interno de tarefas que você pode usar para enviar tarefas ao seu Google Agenda.
  3. Personalização – o serviço de email do Gmail permite muita personalização. Não apenas você pode controlar a aparência da interface usando temas, como também pode escolher a maneira como sua caixa de entrada funciona ativando e desativando recursos como guias. Além disso, use códigos de cores e marcadores para personalizar a aparência de várias mensagens.
  4. Integração – o Gmail se integra a várias outras ferramentas do Google. Existem também muitos plugins que expandem ainda mais os recursos do Gmail.
  5. Suporte da comunidade – O Gmail tem um forte suporte da comunidade. A central de ajuda do Gmail é bem organizada e aborda muitas perguntas. Além disso, o Google mantém um fórum de ajuda do Gmail, no qual os usuários podem fazer perguntas específicas. Por fim, existem muitos artigos úteis de terceiros escritos sobre o Gmail.

Desvantagens do Gmail.

Apesar das muitas vantagens do Gmail, ainda existem algumas desvantagens:

  1. Disponibilidade do nome de usuário – alguns usuários reclamaram que é difícil obter o nome de usuário desejado. Devido ao grande número de usuários, você pode não obter o nome de usuário exato desejado. Por exemplo, se o seu nome é [nome sobrenome] você provavelmente quer sua conta do Gmail para ser meuprimeironomeapelido. No entanto, a menos que você tenha um nome incomum, provavelmente descobrirá que o nome de usuário desejado já foi usado. Você pode acabar com um nome de usuário mais parecido com meuprimeironomeapelido999. (Nota: meuprimeironomeapelido e meuprimeironomeapelido999 são apenas exemplos e não se destinam a representar usuários reais.)
  2. Marcadores do Gmail – muitos usuários de email estão acostumados a usar pastas para armazenar mensagens. O Gmail usa um sistema de mensagens baseado em rótulo. Embora existam algumas semelhanças entre rótulos e pastas, elas não são iguais. Isso pode ser uma desvantagem para você se familiarizar primeiro. As etiquetas são bastante flexíveis, embora depois você se acostume a trabalhar com elas.

Se sua empresa procura um provedor de email, o Gmail pode ser o melhor serviço de email gratuito. Vamos analisar o Outlook.live agora e ver como ele se compara ao Gmail.

2. Outlook.live.com (Revisão do serviço gratuito de email).

Outro provedor popular de serviços de email gratuito é o Outlook.com, da Microsoft.

Esta opção vem da gigante da tecnologia Microsoft. Se sua pequena empresa procura um serviço de email gratuito, considere o Outlook.live.com.

Vamos olhar mais de perto:

Outlook é o melhor serviço de email gratuito da Internet
O Outlook Live também é um dos melhores serviços de email gratuitos na Web

5 vantagens importantes do Outlook Live.

O Outlook.com oferece algumas vantagens reais para os usuários:

  1. Facilidade de uso – o Outlook.com é fácil de baixar e usar. Possui uma interface limpa e moderna, intuitiva e fácil de entender.
  2. Produtividade – o Outlook possui uma ferramenta de tarefa interna. Você pode acessar facilmente o calendário na sua caixa de entrada clicando no ícone Calendário. Você também pode acessar o calendário sem sair da sua caixa de entrada.
  3. Personalização – como no Gmail, você pode usar temas para alterar a aparência da sua interface. Você pode fazer algumas alterações limitadas na maneira como sua caixa de entrada funciona, como escolher onde o painel de leitura aparece e optar por mostrar ou ocultar o texto de visualização.
  4. Integração – o Outlook.com se integra a outras ferramentas da Microsoft. Você pode usar a grade no canto superior esquerdo da caixa de entrada para abrir outras ferramentas da Microsoft. Existem também muitos suplementos que expandem seus recursos de email. Você pode adicioná-los de dentro da sua caixa de entrada usando a opção Gerenciar integrações.
  5. Suporte da comunidade – o Outlook para MS Office é amplamente reconhecido como o padrão em muitas empresas. A Microsoft é uma empresa grande e oferece ajuda para o Outlook.live.com. No entanto, alguns dos tópicos de ajuda se aplicam apenas à versão do MS Office do Outlook, outros ao Outlook.com ou a ambos. O Outlook.com também possui uma comunidade de usuários. Além disso, existem muitos artigos de terceiros e tutoriais escritos sobre esse popular provedor de email.

Desvantagens do Outlook Live.

Apesar de suas muitas vantagens, existem algumas desvantagens no uso do Outlook:

  1. Confusão de nomes – O nome Hotmail e o email do Outlook se confundem em um só, além de ser muito parecido com o email premium do Outlook fornecido com o Microsoft office. No entanto, os pacotes de email diferem um pouco. Se você estiver procurando ajuda online ou lendo um artigo, é importante ter clareza sobre qual pacote está sendo discutido.
  2. Menos opções – enquanto alguns podem gostar da simplicidade de ter menos opções, outros podem deixar de ter mais recursos. Um exemplo são as opções de configuração da caixa de entrada. O Gmail oferece várias maneiras de configurar a aparência da caixa de entrada, incluindo a escolha da caixa de entrada prioritária ou a ativação ou desativação de guias. Por outro lado, o Outlook limita as maneiras que você pode configurar sua caixa de entrada. Você pode alterar a exibição do painel de leitura, mostrar ou ocultar o texto de visualização e algumas outras opções.
  3. No Labs – o Gmail Labs, a coleção de ferramentas de email ainda não prontas do Gmail, permite que os usuários expandam ainda mais o que podem fazer com o serviço de email. O Outlook.com não possui esse meio de experimentar a expansão do seu sistema de email.

Levando tudo em consideração, embora não esteja repleto de recursos tão poderosos quanto o Gmail.com, o Outlook.com ainda é uma sólida opção de provedor de serviços de email gratuito.

Se sua empresa já está confortável com o uso dos produtos Microsoft Office ou se você acha os recursos do Gmail confusos, o Outlook.com pode ser o melhor provedor de email para suas necessidades.

Qual é o melhor provedor de serviços de email gratuito para você?

Escolher um serviço de email é uma decisão única. Nem toda empresa e indivíduo terá as mesmas necessidades ao enviar e receber emails.

A escolha pode ser ainda mais complicada quando seu orçamento é limitado, mas precisa de uma solução mais robusta de emails que seja seguro e confiável para proteger seus dados e informações sensíveis.

Mas mesmo um serviço de email gratuito, como o Gmail ou o Outlook, pode ser uma boa opção para você ou sua pequena empresa que estão começando.

Antes de finalizar sua escolha de provedores de email, pergunte-se o que você realmente precisa do seu serviço de email.

Perguntas a serem consideradas:

  1. Quanto eu confio no email gratuito?
  2. Quantas mensagens espero enviar e receber por dia?
  3. Qual a importância de meu email estar seguro e protegido?
  4. Quais são os recursos de email que mais vou utilizar?
  5. Quantas pessoas estarão usando o mesmo serviço de email?
  6. O serviço de email funcionará com outras ferramentas e protocolos que eu já tenho na minha empresa ou negócio?
  7. Quanto tempo vou demorar para aprender a usar o sistema de email?
  8. O serviço de email suporta os suplementos ou plugins que eu preciso usar nas minhas atividades e ações comerciais?

As respostas às perguntas anteriores podem ajudá-lo a decidir qual provedor de email gratuito é melhor para você.

Por exemplo, se o seu negócio ou empresa depende muito de email e você envia e recebe centenas de mensagens por dia, o armazenamento de mensagens pode ser uma grande preocupação.

Porém, se sua empresa opera fora de uma loja e você recebe apenas algumas dúzias de emails por semana, talvez não seja necessário um sistema de email com tanto armazenamento.

Como tomar a decisão entre usar o Outlook ou o Gmail?

Qual é o melhor serviço de email gratuito para você?

Neste artigo, comparamos apenas dois dos serviços de email gratuitos mais populares disponíveis:

Outlook vs. Gmail.

Tanto o Gmail quanto o Outlook têm muitos recursos que os tornam uma boa opção para uma conta de email pessoal ou comercial.

Cada um deles também tem algumas desvantagens.

Ao comparar o Gmail e o Outlook, em última análise, não há escolha certa ou errada.

O melhor serviço de email para escolher depende de como você usa seu email e do que você precisa dele.

Se você tomar a decisão com cuidado e fizer uma escolha baseada em informação e necessidade, é provável que o provedor de email escolhido seja o melhor provedor de serviços de email para você.

Criar uma conta com login para acessar serviços de email.

Depois de comparar esses sistemas de email, fazer uma escolha e configurar, é essencial se organizar.

1. Como criar uma nova conta de email do Gmail.com.

2. Como criar uma nova conta de email do Outlook.com
E, a maneira como você vai abordar o gerenciamento de email é importante?

Você perderá tempo e deixará sua caixa de entrada se tornar uma bagunça ou assumirá o controle.

Qual serviço de email você usa?

Aqui nesse artigo nós fizemos uma comparação básica dos serviços mais utilizados e importantes do mundo e da Internet que é o Gmail e o Outlook.

Depois de conhecer algumas das características, você escolheu algum para ser um dos seus serviços de email?

Em caso afirmativo, por qual você decidiu?

Compartilhe suas respostas nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *