Skip to main content
8 fatores que torna o contato por email tradicional muito bom

8 fatores que torna o contato por email tradicional muito bom

Muitas usuários criam e usam e-mail tradicional pessoal e principalmente e-mail comercial atualmente, apesar de utilizá-los apenas para enviar e receber mensagens todos os dias.

No entanto, o serviços de e-mail possui 8 fatores essenciais que o torna uma ferramenta muito além do envio e recebimento de mensagens aleatórias.

Afinal, é o que é o e-mail tradicional?

Usar e-mail tradicional tem o seu momento, afinal, a ferramenta de contato é muito boa, mas ela toma muito tempo da maioria das pessoas e isso não há como contestar.

fatores que torna o contato por email tradicional muito bom
Usar e-mail tradicional é uma ferramenta de contato e comunicação muito boa.

O uso do e-mail demanda alguns aspectos principais.

Em geral o e-mail fica empilhado na caixa de entrada independente de conter informações importantes, inúteis ou relevantes.

O fato é que o e-mail ajuda em algumas atividades e tarefas, mas pode fazer uma pessoa perder muito tempo durante o seu período de trabalho, de atividades profissionais ou o descanso sem remuneração.

No entanto, a maioria de free-lances, trabalhadores autônomos, liberais, empreendedores e empresas ainda valorizam muito o e-mail, e não pode ser diferente disto.

— Mas o que nos leva a acreditar que o e-mail tradicional possui aspectos tão positivos para continuarmos usando-o?

A verdade é que o e-mail tanto pessoal quanto e-mail comercial é imprescindível para manter alguns tipos de contato que somente ele é capaz de fazer muito bem.

Um bom exemplo é criar um e-mail temporário para se livrar de spam e mensagens indesejadas.

O poder do e-mail.

Algumas funções como o suporte e atendimento ao cliente demandam longos períodos de uso de e-mail e por essa razão acabam gerando aprendizados de como lidar com alguns problemas recorrentes.

Também ajuda descobrir quais os problemas mais comuns que o uso prolongado do e-mail pode acarretar na produtividade de um colaborador ou funcionário.

De fato, existem muitas postagens na Internet que são populares com o objetivo de alertar sobre os benefícios e os perigos de criar, usar e depender de um e-mail como fonte de contato.

O e-mail faz parte do cotidiano da maioria das pessoas com acesso a Internet ou que estão conectados de alguma forma à Web.

Quem trabalha na Web e mantém algum tipo de negócio online em geral acaba fluindo bem com o uso de e-mails.

A verdade é que o e-mail é extremamente poderoso para realizar contatos e vendas… mas somente quando usado para os fins apropriados.

Para que o e-mail é bom?

O e-mail chega quase instantaneamente na maioria da vezes.

O poder do e-mail tradicional

Pode ser acessado de quase qualquer lugar do mundo e inúmeros tipos de dispositivos e devices.

Com um e-mail é possível enviar e receber não apenas textos, mas também imagens, documentos, arquivos, fotos, PDF, anexos, links e muito mais.

Veja aqui “9 ações para as quais o e-mail é muito eficaz…

  1. Comunicação não urgente – O e-mail é ótimo para comunicação não urgente. Coisas que não exigem uma resposta imediata com a qual os outros possam lidar em sua programação ou rotina de trabalho.
  2. Acompanhamento – O e-mail pode ser um arquivo de documentação poderosa. Diferentemente das mensagens de texto ou telefonemas, o e-mail fornece um segmento de auditoria muito concreto das comunicações anteriores. É difícil negar ações e mensagens passadas quando há um histórico claro e organizado.
  3. Cultiva relacionamentos – Todos sabemos que pode ser perigoso enviar um e-mail negativo. Eles costumam ser mal interpretados quanto ao tom ou significado. No entanto, fazer elogios por e-mail são tão poderosos quanto uma bala de canhão. Quase todo mundo gosta de abrir um e-mail para encontrar uma nota encorajadora ou motivacional.
  4. Timeshifting – O e-mail é um dos melhores meios de comunicação “timeshifting”. Ele permite que as pessoas em horários diferentes, ou mesmo em fusos horários, se comuniquem à vontade.
  5. Filtrar assuntos – Chamadas telefônicas e mensagens de texto são difíceis de rastrear. No entanto, essa é uma área em que o e-mail é excelente. Você pode configurar filtros para impedir que e-mails indesejados cheguem até você.
  6. Comunicações para muitos – Não estou me referindo a mandar spam, ok?! (Isso é sempre ruim!) Mas o e-mail é uma ótima maneira de comunicar assuntos não urgentes a uma grande quantidade de pessoas em sua equipe – por exemplo: Você não enviaria uma mensagem para mais de 30 pessoas ao mesmo tempo ou enviaria?
  7. Envio de documentos / fotos – Com o avanço dos scanners e outras tecnologias, restam poucos motivos para enviar documentos físicos. O e-mail é muito eficiente para enviar documentos, arquivos, fotos e muito outros.
  8. Mobilidade – Pode ser uma faca de dois gumes, mas se usado corretamente, o e-mail pode realmente ser um libertador. Com o acesso móvel ou mobile ao e-mail, não estamos mais vinculados a uma mesa ou local físico. Você pode trabalhar numa cafeteria, na praia ou onde quiser.

e-mail é poderoso.

O contato feito com um endereço de e-mail, mesmo que seja um e-mail temporário ainda é uma forma muito poderosa de comunicação que geralmente pode ter uma má reputação.

No entanto, quando um e-mail é usado corretamente, é um arma de negócios extremamente poderosa.

É uma tábua de salvação para muitos empreendedores, freelancers e empresas do varejo e do comércio.

Quer se dar bem, use o seu e-mail para o bem e não para o mal.

Leia também essas informações:

Responda quais as finalidades positivas para que você deseje criar um e usar um e-mail tradicional? Seja o primeiro a comentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *