Skip to main content
+ 7 dicas para ajudar limpar sua caixa de entrada de email

+ 7 dicas para ajudar limpar sua caixa de entrada de email

Muitos estudos tem mostrado que tanto empreendedores, profissionais liberais e principalmente grande parte funcionários corporativos passam cerca de um terço do período de trabalho checando a chegada de emails.

E quando essa checagem e verificação de emails não é feita com eficiência e organização, todos nós sabemos que a única coisa que essas pessoas não estão fazendo é o trabalho que são pagas pra fazer.

Para minimizar esse problema vamos ver sete dicas para limpar a caixa de email de uma vez por todas.

dicas para ajudar limpar sua caixa de entrada de email
Saia da prisão da caixa de entrada do email e comece a trabalhar de verdade.

Como isso, a caixa de email se torna a grande vilã para mais um longo dia de procrastinação e pouca produtividade e assim passa-se horas, dias, semanas e meses após meses.

Se você está gastando muito tempo verificando seus emails em vez de concluir seu trabalho as dicas listadas a partir daqui podem te ajudar a não ficar mais preso nesse cadeia invisível. 

Saia da caixa de entrada do email e comece a trabalhar.

Ao contrário do que muitos pensam, “Verificar email não é o seu trabalho“, embora em algumas funções ele faça parte direta ou indireta no processo.

Ou seja, a menos que você seja um representante ou faça atendimento ao cliente e precisa estar constantemente com uma caixa de entrada de email aberta para trabalhar – isso se justifica.

“Saia da caixa de email e comece a trabalhar!”

Pode até parecer natural ficar verificando o email de dez em dez minutos, mas não é, além de um obsessão pode ser um vício.

Ao invés disto, comece a verificar sua lista de tarefas e obrigações diárias. Em outras palavras, use o seu email para ajudar no trabalho e não para atrapalhar o trabalho.

Em vez de verificar a caixa de email 62 vez por dia, verifique sempre que puder a sua lista de tarefas e determine o que você precisa ou não fazer de acordo com a urgência.

É fato que o email é uma grande distração e prioridades de muitas pessoas, tomara que você não seja uma delas, e se for, a receita para se salvar está aqui.

Mais 7 dicas para ajudar você se livrar da caixa de email

Continue lendo …

Mais 7 dicas para ajudar você se livrar da caixa de email:

  1. Limite o tempo que você verifica seu email – em vez de verificar seu email sem parar, limite o número de vezes que você abre a caixa de entrada em 2 vezes por dia, ou seja, a recomendação é acessar o email no começo e o fim do dia de trabalho. Se necessário, verifique novamente no meio desse período.
  2. Separe o seu email da lista de tarefas – Um dos motivos pelos quais as pessoas entram constantemente na caixa de entrada é porque deixam algumas tarefas do trabalho por lá. Sua caixa de entrada não deve ser sua lista de tarefas. Se um email exigir uma ação além de uma resposta, adicione essa tarefa à sua lista de tarefas a que pertence.
  3. Não apenas leia os emails, aja de acordo com o assunto – Quando você verificar seu email, não o leia apenas e o deixe no limpo da sua caixa de email. Em vez disso, quando você abrir um email, faça uma escolha objetiva e consciente para agir de acordo. Ou você arquiva, responde ou exclue. Caso contrário, você está apenas criando um grande bagunça na sua caixa de entrada para mais tarde tentar arrumar.
  4. Feche o seu programa de email – Sim, você pode fechar o aplicativo de email a hora que quiser e quando quiser. Na sua área de trabalho você pode fechar qualquer programa e até desligar – sabia disto? Muitas pessoas esquecem que você pode realmente trabalhar no seu computador e “FECHAR” o aplicativo de email. Saia do Hotmail Outlook, Login do Gmail, acesso ao Yahoo Mail ou o que Webmail você estiver usando.
  5. Seja breve ao escrever emails – os emails não devem ser longos. Não perca seu tempo escrevendo mensagens longas e enfadonhas. Mantenha seus emails curtos, diretos e objetivos. Além disso, verifique se a sua “pergunta” está na primeira linha do assunto.
  6. Desative todas as notificações – Você não precisa de um “ding-dong” ou um “pop-up” balançando na tela toda vez que receber um email. Isso só interrompe o seu dia e o incentiva a interromper o seu trabalho para ver o que chegou na sua caixa de entrada de email.
  7. Não verifique emails no seu dispositivo móvel – este assusta muitas pessoas. No entanto, você realmente precisa abrir seu email no telefone celular? Seu trabalho exige isso? Se você estiver usando um celular para comunicação, utilize formas de contato mais imediatas, como WhatsApp, Slack, iMessage e muito outros recursos e ferramentas. Deixe o email para quando você voltar para a área de trabalho.

Verifique sua lista de tarefas em vez de abrir sua caixa de email.

A maioria das pessoas passa muito tempo na caixa de entrada – fato.

Muitos empregos se deterioraram a ponto os funcionários e colaboradores ficarem navegando na rede enquanto esperam que algo de novo chegue à sua caixa de entrada do email.

— Se você deseja concluir seu trabalho, pare de verificar seu email a todo momento

Leia também essa informações:

Pergunta: Como você consegue ficar longe da sua caixa de email e faz o seu trabalho com eficiência?

Você pode deixar um comentário clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *